sábado, 24 de abril de 2010

EFAIAM 1 - 23-25/4/2010

Do Centro Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife,

Durante esses dias acontece o encontro de formação para os assessores da IAM da nossa Arquidiocese.

Algumas Paróquias se fizeram presentes nas nossas atividades: Vitória de Santo Antão (Paróquia de N. S. Aparecida e S. João Batista), Recife (Paróquias N. S. do Rosário de Tejipió, Torre e Várzea, Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Águas Compridas, N. S. de Fátima de UR3 Ibura), Águas Belas (Diocese de Garanhuns - Paróquia N. S. da Conceição), Olinda (Paróquia São Lucas).

Na noite da sexta-feira tivemos a Oração de abertura (organizada por Conceição) e a Ir. Dircilene apresentou as atividades do EFAIAM e as equipes planejaram o dia seguinte.

Sábado, iniciamos nosso dia com a oração, café da manhã. Logo após, Jadson nos apresentou a História e Carisma da IAM e os 12 passos para implantar a IAM.

Na tarde deste dia a Ir. Dircilene nos apresentou a metodologia das 4 Áreas Integradas e o jovem Marcos Santana apresentou-nos o que é ELMI na vida da IAM.

Amanhã, mais noticias do nosos EFAIAM.

Abraços a todos! Até lá!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mobilização da Infância e Adolescência Missionária em prol das crianças dos cinco continentes.

Fomentar a instituição da In­fân­cia Missionária”, esse é desejo dos bispos de toda a América Latina e Caribe expresso no Documento de Aparecida, no número 441 i. Contudo, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) não nasceu hoje. No próximo dia 19 de maio, a Obra completa 167 anos de fundação.


Dom Carlos Forbin Janson quando, em 1843, fundou a Santa Infância (primeiro nome dado à Infância e Adolescência Missionária), pediu às crianças francesas uma Ave-Maria por dia e uma moeda ao mês. Esse gesto se repete, ainda hoje, em 130 países. Só no Brasil são cerca de 30 mil grupos, mais de 400 mil crianças e adolescentes que assumem o compromisso deixado pelo fundador: “criança ajuda e evangeliza criança”.


Com o intuito de celebrar o aniversário de fundação da IAM, o Regional Sul1 da CNBB organiza, pelo terceiro ano, uma Mobilização. Não se trata de uma festa ou uma campanha, mas um esforço para promover entre todos os grupos da IAM uma integração capaz de aprofundar e colocar em prática a história e o carisma da Obra, garantidos por meio da oração, do sacrifício e da solidariedade universal.


O tema que ajudará na reflexão será "Infância e Adolescência Missionária - Discípulos Missionários nos Cinco Continentes" e lema: "Eles precisam de nós...". Assim, olhando a realidade das crianças de todo o mundo e repetindo o gesto das primeiras crianças missionárias, convidamos os grupos da IAM, paróquias e dioceses, a se reunirem, conforme a sua realidade, no dia 22 ou 23 de maio de 2010, para rezarem as “Ave-Marias”, através do terço missionário e colaborarem “com suas moedinhas”, fruto de sacrifícios, para o Fundo Mundial de Solidariedade da IAM.


No blog da Garotada Missionária (garotadamissionaria.blogspot.com) está disponível roteiros do terço missionário, além do modelo do cofrinho missionário, vídeos e outros subsídios, que poderão auxiliar na organização deste momento.


Nosso desejo é que a esta Mobilização auxilie todos os grupos da IAM a viverem, verdadeiramente, seu carisma, sustentado pelo sacrifício, oração e pela solidariedade universal, formando assim, discípulos missionários capazes de amar os cinco continentes, numa só família.


Equipe da Mobilização Regional da IAM, Sul 1-CNBB

Fonte: www.garotadamissionaria.blogspot.com

sábado, 17 de abril de 2010

O Cartaz da Campanha Missionária de 201009/04/2010 Daniel Lagni

A Campanha Missionária, promovida e coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias, propõe para este ano de 2010 o tema Missão e Partilha, e, como lema, Ouvi o Clamor do Meu Povo (cf. Ex 3,7b).

O tema Missão e Partilha remete à Campanha da Fraternidade deste ano, a qual todo ano buscamos resgatar, com enfoque e dimensão missionária. O lema Ouvi o Clamor do Meu Povo recorda o Êxodo do povo de Israel, e os muitos "êxodos" dos povos atuais. Também nos remete ao tema da migração, mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo.

O cartaz traz um fundo verde, sinal de esperança. A Missão alimenta, fortalece nossa fé, esperança e caridade, mantém-nos no caminho da fidelidade a Deus e à humanidade, Povo de Deus (LG 2).

A água remete ao valor e a dignidade da vida como elemento vital para o planeta, onde vive e está inserida a humanidade. Aqui, especificamente, remete-nos à realidade amazônica, com sua rica biodiversidade. Lembramos que a última semana do outubro, dedicada à Amazônia, vem inserida no contesto do Mês das Missões.

O barco faz alusão à figura bíblica da Igreja Peregrina que "navega" pelos mares da história da humanidade. Nela se destaca a figura de Jesus Cristo. É Ele quem dá segurança: "Não tenham medo... Avancem para águas mais profundas!" (cf. Mt 4,18). Ao mesmo tempo aponta para o horizonte amplo e universal da Missão, que é o mundo, a humanidade. A Missão não tem fronteiras!

Destaca-se ainda a figura dos índios, etnias vivas e presentes na realidade amazônica, do Brasil e de outros países. Povos que nos acolheram, abrindo-se à Boa-Nova do Evangelho, e que precisam ser respeitados e valorizados, como portadores de valores evangélicos já presentes, quais "sementes do Verbo Encarnado" que estabeleceu morada definitiva junto à humanidade e que, portanto, chegou lá muito antes que o missionário. Contudo, este poderá, sim, ajudar no processo de explicitação da Verdade e Pessoa de Jesus Cristo, como nosso Senhor e Salvador, já atuante e presente na história salvífica da humanidade.

Padre Daniel Lagni, diretor Nacional das POM do Brasil.

Fonte: POM

sábado, 10 de abril de 2010

Notícias Missionárias - Urgentes!

Pessoal, confira algumas das nossas atividades neste mês de abril:

- Grande Louvor Missionário na Paróquia N. S. do Rosário em Boa Viagem (próximo do aeroporto) no dia 17/04 as 15h. Vale a pena participar e rezar juntos pela Missão Universal!

- Encontro de Formação para Assessores da Infancia e Adolescencia Missionária Nivel I -EFAIAM I- 23 a 25 de abril no Centro Pastoral da Arquidiocese (antiga sede da Cúria) na Várzea, Recife/PE. Inscrições e contatos com irmã Dircilene até o dia 20/04.

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!

Vocações para missão


Vocações para missão


Todos os anos, no 4º Domingo do Tempo Pascal, Domingo do Bom Pastor, a Igreja nos pede para fazermos um dia mundial de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas.


Gostaria de incluir aqui as vocações específicas para a vida missionária, seja sacerdotal, religiosa ou leiga.


Assim como passou pela vida de Pedro, Tiago, André, João e muitos outros, também hoje Jesus continua passando pela vida de milhares de rapazes e moças e repetindo seu “doce e suave convite: Vem e Segue-me”. Também nos dias de hoje a vocação missionária continua sendo atual e necessária.


Porém, embora “Deus capacite os escolhidos”, como frequentemente ouvimos dizer, também continua verdade aquele aximoa moral que diz que “a graça supõe a natureza”, isto é, Deus, para agir, precisa encontrar uma pré disponibilidade por parte do ser humano, pois Ele não costuma fazer por nós o que somos capazes de fazer (diz uma música da Infância Missionária que “Deus não quer preguiçoso em sua obra”.


Desta forma, quando Deus chama alguém vai pedir-lhe também alguns requisitos, como boa saúde física e psicológica, capacidade intelectual (pelo menos para aprender novas línguas!), bom senso, boa educação (enfim, valores humanos básicos) e também boa preparação espiritual, gosto pelas coisas de Deus, conhecimento pelo menos básico da doutrina católica (afinal, vai falar e agir em nome da Igreja) e capacidade de viver em comunidade. Pelo que se vê, não bastam apenas boas intenções, mas são exigidas daquele que se dispõe a atender ao chamado que se prepare adequadamente, munindo-se de qualidades que serão essenciais no exercício da missão que o Senhor lhe confiar. De nada adiantaria, por exemplo, eu me oferecer para ir para África se num posso tomar sol ou tenho dificuldades para me locomover (a pé, a cavalo, sentado longas horas em um veículo que trafega por estradas ruins) ou ir para a Amazônia se tenho medo de andar de barco. Ao invés de ir trabalhar pelas missões, eu iria dar trabalho! Da mesma forma, que eu iria fazer em outro país se num tenho nenhuma capacidade de aprender a língua local? Iria depender para sempre de um intérprete? E por ai vai. O mesmo se diga de uma formação bíblico-catequética-teológica básica (se puder, mais que básica), pois senão ficaria de achismos e não saberia responder “áqueles que perguntarem acerca da esperança que nos anima” (1Pd 3,15).


Por isso, neste dia mundial de orações pelas vocações peçamos a Deus que chame muitos de nossos jovens para o serviço missionário e que os chamados se disponham a colaborar com a graça de Deus neles, a fim de poderem exercer com eficácia o ministério que Deus lhes confiar através da Igreja.



Pe. Edson Assunção


Secretario Nacional da IAM