Vocações para missão
Todos os anos, no 4º Domingo do Tempo Pascal, Domingo do Bom Pastor, a Igreja nos pede para fazermos um dia mundial de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas.
Gostaria de incluir aqui as vocações específicas para a vida missionária, seja sacerdotal, religiosa ou leiga.
Assim como passou pela vida de Pedro, Tiago, André, João e muitos outros, também hoje Jesus continua passando pela vida de milhares de rapazes e moças e repetindo seu “doce e suave convite: Vem e Segue-me”. Também nos dias de hoje a vocação missionária continua sendo atual e necessária.
Porém, embora “Deus capacite os escolhidos”, como frequentemente ouvimos dizer, também continua verdade aquele aximoa moral que diz que “a graça supõe a natureza”, isto é, Deus, para agir, precisa encontrar uma pré disponibilidade por parte do ser humano, pois Ele não costuma fazer por nós o que somos capazes de fazer (diz uma música da Infância Missionária que “Deus não quer preguiçoso em sua obra”.
Desta forma, quando Deus chama alguém vai pedir-lhe também alguns requisitos, como boa saúde física e psicológica, capacidade intelectual (pelo menos para aprender novas línguas!), bom senso, boa educação (enfim, valores humanos básicos) e também boa preparação espiritual, gosto pelas coisas de Deus, conhecimento pelo menos básico da doutrina católica (afinal, vai falar e agir em nome da Igreja) e capacidade de viver
Por isso, neste dia mundial de orações pelas vocações peçamos a Deus que chame muitos de nossos jovens para o serviço missionário e que os chamados se disponham a colaborar com a graça de Deus neles, a fim de poderem exercer com eficácia o ministério que Deus lhes confiar através da Igreja.
Pe. Edson Assunção
Secretario Nacional da IAM