domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ir. Dircilene (Coordenadora da IAM em PE) no Encontro Anual dos Coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais


Comunicação e Evangelização foi tema do encontro anual dos Coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília/DF.

O encontro tem por objetivo manter viva a chama da missão através da articulação e formação nos dezessete regionais, a partir da reflexão, da mística e troca de experiência de seus coordenadores.

A temática "Comunicação e Evangelização", foi desenvolvida pelo assessor de Imprensa da CNBB, Pe. Geraldo Martins. Ao falar de comunicação, o assessor dizia que a mesma é circular, é partilha, implica na troca de saberes, sem que haja destinatários, mas simintelerlecutores, como se diz no âmbito da missão, ressaltou Pe. Geraldo.

No que diz respeito à Evangelização, recorreu às palavras de Paulo VI, dizendo que, "levar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as parcelas da humanidade", eis o compromisso de todo missionário. Ao concluir, Pe. Geraldo Martins dizia que integrar a mensagem do Evangelho na atual cultura, conduzir as pessoas para a comunhão e promoção humana, são sinais visíveis de um verdadeiro casamento entre Comunicação e Evangelização. Por último o assessor fez uma explanação detalhada sobre os recursos, dinâmica e funcionamento do Site da CNBB, para os participantes do encontro.

Na parte da tarde, Robson Ferreira, técnico em informática, através de oficinas, demonstrou na prática o funcionamento de alguns instrumentos da internet, que poderiam ser utilizados no processo da comunicação no campo da missionariedade.

Com isto foi encerrado o primeiro dia do encontro dos coordenadores dos COMIRES, que vai de dezenove a vinte de fevereiro de dois mil e onze.

Foto e texto: Pe. José Altevir da Silva, CSSp
Secretário do COMINA