domingo, 7 de março de 2010

Campanha da Fraternidade Ecumenica 2010


TEMA: Economia e Vida

LEMA: “Vocês Não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mt 6,24)


Introdução

Pela terceira vez temos uma Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) este ano de 2010 é promovida em conjunto pelas igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), como aconteceu em 2000 e 2005. O que move as igrejas a agir é a graça, o amor de Deus e o testemunho de sua fé em Jesus, hoje as igrejas cristãs devem ser testemunhas da fraternidade, justiça e paz sobre a Terra.

O CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), fundado em 1982, defina-se como uma associação fraterna de igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador. Sua missão é servir as igrejas cristãs no Brasil, na vivência da comunhão em Cristo, na defesa da integridade da criação, promovendo a justiça e a paz para a gloria de Deus. Hoje fazem parte do CONIC as igrejas: Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana no Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

A parceria ecumênica demonstra unidade no essencial da fé e no empenho pela construção de um mundo melhor para todas as pessoas.


Fraternidade e Economia

Economia vem do grego oikos + nomos que significa "administração da casa", tem o sentido de providenciar tudo que é necessário a sobrevivência. Uma atividade realizada por pessoas, devendo orientar-se ao serviço das pessoas como centro e protagonistas e razão de ser da vida econômica e social. A economia como ciência deve ser integralmente orientada para a construção do bem comum.

O objetivo desta CFE é: "colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".

Fonte: Texto Base da CFE 2010 "Economia e Vida" e http://www.garotadamissionaria.blogspot.com/