domingo, 7 de março de 2010

João César nos apresenta a Infancia Missionaria - Confira!

Apresentação da IAM à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Águas Compridas – Olinda/PE

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

Boa noite. Meu nome é João César. Sou coordenador da Infância e Adolescência Missionária na comunidade São Miguel Arcanjo. Como meu amigo Juquinha (Assessor adolescente da IAM) falou, a Infância Missionária, é uma obra Pontifícia que foi fundada em 1843 na França, pelo Bispo D. Carlos de Forbin Janson, para ajudar as crianças da China que eram abandonadas por seus pais e morriam sem o batismo. Hoje a obra está presente em mais de 130 países ajudando e evangelizando crianças dos cinco continentes. Agora vocês perguntam por que Infância Missionária? Porque as protagonistas são as crianças, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro. O nome Infância Missionária vem de uma devoção existente então, na França, a INFÂNCIA DO MENINO JESUS. Por isto, a obra surgiu como o nome de “Santa Infância”. Sabe qual é a finalidade? Tem como finalidade suscitar o Espírito Missionário Universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na missão e, por meio delas, em todo o povo de Deus. O nosso lema é: CRIANÇAS AJUDAM A EVANGELIZAR CRIANÇAS”. São crianças em favor de outras crianças.

Para vocês ter uma idéia, as doações dos grupos de Infância e Adolescência Missionária do Brasil, vão para o fundo de solidariedade mundial, em prol das crianças do mundo inteiro: R$ 7.258,60, foi o total dos cofrinhos arrecadados de janeiro a agosto de 2009.

Hoje temos Infância Missionária em nossa paróquia nas seguintes comunidades:

1. Perpétuo Socorro em Caixa D’água

2. Cristo Rei em Passarinho

3. São José em Vila Nossa Senhora da Conceição

4. São Sebastião no alto Jardim Conquista

5. São Miguel Arcanjo no Córrego Aureliano

6. Nossa Senhora Aparecida no Córrego da Bondade

Eu queria chamar a atenção das comunidades que não têm a IAM, porque nós queremos muito que estas comunidades a tenham, para nós tirarmos estas crianças que estão na violência, roubando e sofrendo as piores coisas que tem no mundo. Sabe lá em São Miguel Arcanjo as reuniões são todos os sábados. Por exemplo. Na sexta-feira de tarde vu vou par a casa de minha assessora para ler, reunir e discutir o que vai ser falado na reunião da IAM. Para ser boa a reunião precisa ser preparada antes.

No dia então, eu vou abrir a porta da Igreja e colocar as cadeiras nos lugares e esperar as crianças... e vão chegando. Pra mim e para a minha assessora é uma felicidade tão grande saber que aquelas crianças não estão nas ruas. Sabe é uma felicidade que não dá pra dizer, e saber que no outro sábado vai ser melhor. É por isso que estou aqui pessoal, para que fundem uma IAM. Você que é a coordenadora da sua comunidade, vamos lá, tenha força, não desanime se tiver somente uma criança, continue. Eu comecei com três crianças, hoje temos quatorze crianças e não desanime. Estou aqui.

Vamos lá, está na hora de ter uma IAM.

Para quem interessar as reuniões de formação e acompanhamento de assessores e coordenadores infantis são em cada segunda quinta-feira do mês, na casa de Diva, no Córrego Aureliano, perto da Capela de São Miguel Arcanjo e faça parte do Reino de Deus.

Eu queria fazer nesse momento uma homenagem à duas mulheres que são espetaculares: a nossa amiga Maria do Perpétuo Socorro , nossa assessora e legionária, e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que faleceu no Haiti.

Muito obrigado.

(Texto extraído do escrito do adolescente João Cesar, coordenador do Grupo de IAM da Capela de São Miguel Arcanjo – no bairro de Águas Compridas)