sábado, 7 de agosto de 2010

13 de julho – 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

No mês de julho comemoramos os 20 anos do ECA. As crianças e adolescentes no mundo vêm sofrendo sérios prejuízos para sua seguridade pessoal, muitas são colocadas à frente de “exércitos” – são os chamados meninos soldados – muitas outras são exploradas sexualmente, perderam seus pais, vivem sem a garantia do seu sustento, são envolvidas no tráfico de drogas, órgãos, pessoas... são tantas mazelas em que as nossas crianças e adolescentes são expostas que por vezes ficamos até com “vergonha” de enumerá-las, mas fato este é real e necessita urgentemente de atitudes sociais severas e decididas!

A vida de Jesus foi inúmeras vezes marcada pela presença infantil, desde o seu nascimento, atividade no Templo em meio aos doutores, missão... Certa vez Jesus proclamou: “Deixem as crianças virem a mim. Não as lhe proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas” (Lucas 18,16). Partindo somente desse ensinamento de Jesus podemos conversar por longo tempo e refletir sobre a fragilidade da infância e sobre a nossa responsabilidade em garantir a sua vida, e, vida em plenitude.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) há 167 anos vem assumindo esse pedido de Jesus, que Ele seja conhecido e amado também entre os pequeninos. O saudoso Papa João Paulo II chamava as crianças e adolescentes da IAM de “pequenos grandes missionários” confirmando para cada um deles o seu compromisso missionário diário de rezar pelas crianças, adolescentes e missionários de todo o mundo e fazer a oferta material fruto do seu sacrifício.

Que a celebração destes 20 anos de Estatuto da Criança e Adolescentes desperte em cada um de nós uma maior responsabilidade pelas nossas crianças e adolescentes e juntos lutemos pelos seus direitos, pois, eles serão os futuros jovens, padres, religiosos, médicos, políticos, juízes, ambientalistas...

Abraços,

Coordenação da IAM da Paróquia da Torre / Recife